A Utilidade das Regras de Três
Regra de Três Simples
    Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que 
envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, 
determinar um valor a partir dos três já conhecidos.
        Passos 
utilizados numa regra de três simples:
        1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da 
mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies 
diferentes em correspondência.
        2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou 
inversamente proporcionais.
3º) Montar a proporção e resolver a equação.
Exemplos:
        1) 
Com uma área de absorção de raios solares de 1,2m2, 
uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts
por hora de energia. Aumentando-se essa área para 1,5m2, 
qual será a energia produzida?
Solução: montando a tabela:
| Área (m2) | Energia (Wh) | 
| 1,2 | 400 | 
| 1,5 | x | 
        Identificação do tipo de 
relação:
        Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x 
(2ª coluna).
        Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia 
solar aumenta.
        Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar 
que as grandezas são diretamente proporcionais. Assim sendo, 
colocamos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1ª coluna. 
Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, a energia produzida será de 500 watts por hora.
Definção: Duas grandezas são 
diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra aumenta na mesma 
razão. Ou ainda, diminuindo uma delas, a outra diminui na mesma razão.
        2)
Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de 400Km/h, 
faz um determinado percurso em 3 horas. Em quanto tempo faria 
esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 480km/h?
Solução: montando a tabela:
| Velocidade (Km/h) | Tempo (h) | 
| 400 | 3 | 
| 480 | x | 
        Identificação do tipo de 
relação:
        Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x 
(2ª coluna).
        Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do 
percurso diminui.
        Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar 
que as grandezas são inversamente proporcionais. Assim sendo, 
colocamos uma outra seta no sentido contrário (para cima) na 1ª coluna. 
Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
    
     
Logo, o tempo desse percurso seria de 2,5 horas ou 2 
horas e 30 minutos.
Definção:
Duas grandezas são
inversamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra diminui na
mesma razão. Ou ainda, diminuindo uma delas, a outra aumenta na mesma razão.
  3) 
Bianca comprou 3 camisetas e pagou R$120,00. 
Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e 
preço?
Solução: montando a tabela:
| Camisetas | Preço (R$) | 
| 3 | 120 | 
| 5 | x | 
        Observe que: Aumentando o número de camisetas, o 
preço aumenta.
        Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar 
que as grandezas são diretamente proporcionais. Montando a 
proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, a Bianca pagaria R$200,00 pelas 5 camisetas.
4)
Uma equipe deoperários, trabalhando 8 horas por dia,
realizou determinada obra em 20 dias. Se o número de horas de
serviço for reduzido para 5 horas, em que prazo essa equipe
fará o mesmo trabalho?
Solução: montando a tabela:
| Horas por dia | Prazo para término (dias) | 
| 8 | 20 | 
| 5 | x | 
        Observe que: Diminuindo o número de horas 
trabalhadas por dia, o prazo para término aumenta.
        Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar 
que as grandezas são inversamente proporcionais. Montando a 
proporção e resolvendo a equação temos:
Regra de Três Composta
A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, 
direta ou inversamente proporcionais.
     Para fazermos a regra de três composta, basta desdobrarmos o 
problema como se fossem vários problemas de regra de três simples. 
Assim, analisamos cada grandeza em relação à grandeza de referência, supondo 
constante as demais grandezas.
Exemplos:
- Homens x dias: A grandeza homem é inversamente 
 proporcional a grandeza dias pois MENOS homens necessitarão de MAIS dias para
 fabricar um certo produto, trabalhando a mesma quantidade de dias.
 
- Horas por dia x dias: Horas por dia é inversamente 
 proporcional à grandeza dias, porque trabalhando MENOS horas por dia, serão
 necessários MAIS dias para fabricar um certo produto.
Exemplos:
   1) Em 
8 horas, 20 caminhões descarregam 160m3 de 
areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para 
descarregar 125m3?
        Solução: montando a tabela, colocando em cada coluna as 
grandezas de mesma espécie e, em cada linha, as grandezas de espécies diferentes 
que se correspondem:
| Horas | Caminhões | Volume | 
| 8 | 20 | 160 | 
| 5 | x | 125 | 
        Identificação dos tipos de 
relação:
        Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x 
(2ª coluna).
        A seguir, devemos comparar cada grandeza com aquela onde está o x.
        Observe que:
        Aumentando o número de horas de 
trabalho, podemos diminuir o número de caminhões. Portanto a 
relação é inversamente proporcional (seta para cima na 1ª 
coluna).
        Aumentando o volume de areia, devemos
aumentar o número de caminhões. Portanto a relação é 
diretamente proporcional (seta para baixo na 3ª coluna). 
Devemos igualar a razão que contém o 
termo x com o produto das 
outras razões de acordo com o sentido das setas.
Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, serão necessários 25 caminhões.
2)Numa 
fábrica de brinquedos, 8 homens montam 20 carrinhos 
em 5 dias. Quantos carrinhos serão montados por 4 
homens em 16 dias?
Solução: montando a tabela:
| Homens | Carrinhos | Dias | 
| 8 | 20 | 5 | 
| 4 | x | 16 | 
        Observe que:
        Aumentando o número de homens, a 
produção de carrinhos aumenta. Portanto a relação é 
diretamente proporcional (não precisamos inverter a razão).
        Aumentando o número de dias, a produção de 
carrinhos aumenta. Portanto a relação também é diretamente 
proporcional (não precisamos inverter a razão). Devemos igualar a
razão que contém o termo x 
com o produto das outras razões.
Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, serão montados 32 carrinhos.
     3) 
Dois pedreiros levam 9 dias para construir um muro com 
2m de altura. Trabalhando 3 pedreiros e aumentando a 
altura para 4m, qual será o tempo necessário para completar 
esse muro?
        Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x. 
Depois colocam-se flechas 
concordantes para as grandezas diretamente proporcionais 
com a incógnita e discordantes 
para as inversamente proporcionais, como mostra a figura 
abaixo:
Montando a proporção e resolvendo a equação temos
:
Logo, para completar o muro serão necessários 12 dias.
Exercícios complementares
    Agora chegou a sua vez de tentar. 
Pratique tentando 
fazer esses exercícios:
   1) 
Três torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levarão 10 
torneiras para encher 2 piscinas?  
Resposta: 6 horas.
    2) Uma equipe composta de 15 
homens extrai, em 30 dias, 3,6 toneladas de carvão. Se for aumentada para 20 
homens, em quantos dias conseguirão extrair 5,6 toneladas de carvão?   
Resposta: 35 dias.
   3) 
Vinte operários, trabalhando 8 horas por dia, gastam 18 dias para construir um 
muro de 300m. Quanto tempo levará uma turma de 16 operários, trabalhando 9 horas 
por dia, para construir um muro de 225m?  
Resposta: 15 dias.
   4) 
Um caminhoneiro entrega uma carga em um mês, viajando 8 horas por dia, a uma 
velocidade média de 50 km/h. Quantas horas por dia ele deveria viajar para 
entregar essa carga em 20 dias, a uma velocidade média de 60 km/h?  
Resposta: 10 horas por dia.
   5) 
Com uma certa quantidade de fio, uma fábrica produz 5400m de tecido com 90cm de 
largura em 50 minutos. Quantos metros de tecido, com 1 metro e 20 centímetros de 
largura, seriam produzidos em 25 minutos?  
Resposta: 2025 metros.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário